sábado, 12 de maio de 2012

MATÉRIA: PVSP NA VIRADA CULTURAL 2012


O grupo PVSP fez uma singela participação na Virada Cultural 2012. Nosso objetivo foi divulgar o grupo e a prática revivalista em São Paulo.
Nos encontramos em um dos cartões postais da cidade de São Paulo, a Estação da Luz. A estação foi fundada em 1867 no Segundo Reinado, na Era Vitoriana na Inglaterra. Mas foi de 1900 a 2010 que a estação sofreu modificações e se encontra como conhecemos hoje.

O grupo se encontrou na passagem de sábado para domingo (06 de maio de 2012) e seguiu da Luz à Câmara dos Vereadores, onde fez parte de mesa revivalista no Espaço Nerd com o grupo steampunk A.S Rosa Negra.


              Rommel e Priscilla reproduziram Edward VII do Reino Unido e a consorte Alexandra da Dinamarca, 1908:


 O grupo reunido defronte a Estação da Luz:

Aqui, aqueles que sobreviveram até o amanhecer reunidos com membros da mesa steampunk:

O Espaço Nerd abrigou revivalistas, cosplayers. Aqui, eles se encontram em uma micro Foto-Novela:
 

Para ver mais fotos, acesse nosso álbum no Facebook:
PVSP NA VIRADA CULTURAL 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMO SE VESTIR AO ESTILO EDUARDIANO


Por Era Eduardiana entenda o período de 1901-1910 sob governo do rei Eduardo VII do Reino Unido, filho da rainha Victoria. Algumas vezes é estendida até o naufrágio do Titanic (1912), início (1914), término (1918) da Primeira Guerra Mundial e ao Tratato de Versailles (1919) que selou a paz nos anos seguintes.

O objetivo aqui nesta postagem é tentar reconstruir trajes e releituras a partir de adaptações/ customizações mesmo porque esta época vai exigir mais ornamentação e estudo de detalhes do que esforço nas roupas propriamente ditas.

HISTÓRIA DA MODA:


I - TRAJES FEMININOS

A. Traje curinga (versátil):
Reconstruindo a Era Eduardiana
BLUSA. Este tipo de blusa sem cintura é muito fácil de se encontrar hoje. Coloque a saia por cima (cintura alta) assim você estará acinturando o que está largo demais. Se quiser você pode pôr um elástico no fim da manga e pregar renda, mas se preferir usar a manga solta não há problema. A propósito, renda é um aviamento da época e não será difícil ornamentar um traje com renda e barrado inglês.

SAIAS. Opte por saias longas evasê ou mesmo godê. Fuja de saias em camadas de cintura baixa e sauias com estampas florais atuais. Observe que cada uma dessas saias serve para um look. 

- Preta: básica, combina com tudo e serve para outras épocas.
- Marrom: Isto pode ser aproveitado para steampunk, não é o foco deste texto, porém como quero ensinar você a usar uma única peça de várias formas, eis a saia eduardiana/ stampunk.

- Veludo verde: ideal para eventos noturnos como o da Virada Cultural. Mas este charme de saia e cauda podem brilhar de dia também. 

LUVAS.  Duas luvas destaquei. A marrom é para um look cotidiano ao passo que a manga longa é ideal para noite de gala. 

CHAPÉUS. Compre um chapéu preto ou branco simples e customize com plumas, laços, fitas, flores etc

BIJOUX. O conselho de sempre, são acessórios indispensáveis principalmente para nosso evento noturno. 

BOTAS. Calçado ideal.



B. Traje de trabalho:
Eduardiano Sufragista
1. É uma camisa de homem que você pode customizar com rendas e outros aviamentos para tornar feminina, no entanto um look profissional daquela época não pedia ornamentação, essa customização que proponho seria para não ficar "uma camisa masculina do século XXI num look eduardiano".


Observe a camisa abaixo que, apesar de ser um look 1890's serve como referência (basta remover o volume da saia, torná-la mais justa e as mangas bufantes).

2. Paletó masculino, serve. Marrom é boa opção e favorece futuros looks steampunk. 

3. É o traje das governantas, professoras e mulheres que trabalhavam fora em cargos administrativos (cozinheira e faxineira não usariam isso, por exemplo). Se você colocar uma faixa, distintivos e bandeira ou cartazes, consegue montar um traje de sufragista (mulheres que lutavam pelo voto). Inserindo uma cartola e usando um casaco fechado no mesmo tom da saia você monta um traje de montaria.

4. Evite jóias aqui. Use as mesmas botas. 


C. Vestido Eduardiano Adaptado:
Vestido eduardiano adaptado
1. O corset nunca esteve tão apertado como na virada de século. Este modelo da foto é fortemente inspirado no período. O ideal seria você ter um corset, porém como estamos falando em adaptação, o corset é dispensável.

2. Um vestido curto contemporâneo, mas que pode ser usado adaptado. Se o  decote for clássico, isto é, redondo, quadrado, alças largas ou mesmo o polêmico decote em V (polêmico naquela época), nada há de mudar, mas se for um decote moderno, por exemplo, frente única, será necessário aumentar, pôr aplique de tecido, caso contrário parece muito moderno.

3. Como o vestido é curto, mas possui a silhueta da época convém costurar uma saia sob o vestido ou simplesmente usar a saia embaixo. 

Pregue tecido na barra da saia e faça uma cauda. Use joias e luvas longas como na primeira proposta.

Observação. É muito importante, na minha opinião, que você que você use o penteado da época (já falaremos de cabelo) para passar a imagem eduardiana mesmo porque cabelo é algo que não custa nada e você ainda não precisa se preocupar com chapéu.



PENTEADOS


Como era o cabelo feminino na época....


Alguns tutoriais em vídeo (língua inglesa)....








II - TRAJES MASCULINOS

A. Traje curinga (versátil):
LOOK EDUARDIANO MASCULINO


1. Camisa social simples, pode ser preta, mas tem-se preferência pela cor branca.

2. Calça social. Cores e estampas: preto, marrom, cinza, tweed e risca-de-giz clara.

3. Suspensórios. Se você não quiser usar coletes, gravatas e paletós pode optar por usar camisa social + calça + suspensórios.

4. Dois tipos de gravata para usar sobre a camisa. Já o cravat ainda se usava por dentro da camisa.

5. Paletó.

6. Sapato.

OBS.: Este visual é sua base para qualquer coisa que você for montar (releituras, trajes esportivos, steampunk, ouji etc)

Um look muito comum naquela época era o terno de tweed, paletó, colete e calça e boina na mesma padronagem!

Inspire-se no Boystyle Fashion, único blog em língua portuguesa sobre os oujis/ boystyles.

B. Acessórios:

Acessórios eduardianos

A cartola da época tem estas dobras. Observe a  boina de tweed. Os outros acessórios falam por si.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...