FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

1 – O que é o Picnic Vitoriano São Paulo?
É um grupo de Recriação Histórica/ Revivalismo sediado na cidade de São Paulo. Segue os moldes de outros eventos revivalistas realizados ao redor do mundo (Picnic Vitoriano do WGT organizado por Viona Ielegems e Picnic Vitoriano de Curitiba).


2- O que é Recriação Histórica?
É a prática de resgatar, reconstruir e recriar costumes e hábitos culturais de determinados períodos da História.


3- O que é Revivalismo?
É uma tendência natural ocorrida nas artes e na sociedade que visa produzir escapismo, retomada e retorno à um período histórico e suas tradições, princípios e raízes tornando-se assim uma revolução retrospecticva para a nossa época. Exemplo de revivalismo na arquitetura: a Catedral de Notre Dame de Paris em estilo gótico (séc. XII e séc. XIII); o revival do estilo gótico em 1878 quando foi inaugurada a Catedral de Nova Iorque e a Catedral gótica de São Paulo, construída no século XX.

O Revivalismo também existe nas artes e na moda.


4- O que vocês fazem nos eventos/encontros?
Organizamos saraus, apresentações de música, fotonovelas, jogos, picnics e chás da tarde; além, claro, de reproduzirmos e recriarmos trajes de época. 


5- Como devo me vestir nos eventos? Só posso usar trajes da Era Vitoriana?
O nome do grupo é uma homenagem ao costume vitoriano do convescote e segue um modelo adotado nos primeiros eventos no Brasil. Mas, além de trajes da Era Vitoriana (1837-1901), nossos eventos permitem trajes da Idade Média (ano 400d.C.) até a Belle Époque (ano de 1914) e, eventualmente, outros períodos. Releituras também são bem vindas.


6- O que é Releitura?
Releitura é compreender o significado de determinado período histórico e, a partir disso, fazer sua própria interpretação da época. Não é reprodução do traje da época, é uma visão pessoal onde se exercita a criatividade, criando algo novo mas com um forte elo com a fonte original. 
Leia mais sobre isto neste post: Diferença entre reprodução, réplica, cópia e releitura.
Exemplos:

RÉPLICAS

Trajes vitorianos de 1865:

Vestido 1829 de Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa de Dom Pedro I:

Príncipe Albert, 1851:


RELEITURAS:

Releitura da Era Georgiana + Era Vitoriana. Referência vitoriana na cor do traje, casaca, cartola e na bengala; Jabô como acessório de referência georgiana:


Versão Steampunk de Edward VII do Reino Unido e a consorte Alexandra da Dinamarca, 1908:

A moda Lolita por si só é uma releitura da  Era Vitoriana:


7- Vocês são um grupo de teatro?
Não. O Revivalismo não consiste em interpretar personagens de época,  apenas recria os trajes e certos hábitos de um determinado período histórico. Mas as artes cênicas, assim como qualquer outra arte, são bem-vindas em nossos eventos.


8- Como devo me comportar nos eventos? Devo reproduzir os comportamentos do período que estou trajando?
Não necessariamente. Recomendamos critério e bom senso. Alguns comportamentos de outrora hoje podem ser práticas ilícitas.  De qualquer forma, prezamos pelos bons modos: gentilezas, cordialidade e discrição. A saudação inicial aos moldes vitorianos é incentivada.  Bebidas alcoólicas  são proibidas e comportamentos excessivos podem ser advertidos pelos organizadores.


9- Posso participar dos eventos mesmo não estando vestido de acordo?
Você pode estar presente, visto que a maioria dos nossos eventos ocorre em parques públicos, logo não podemos negar o acesso de qualquer cidadão. Mas para participar das atividades do nosso evento é preciso seguir o código de vestimenta em questão.


10- Pretendo fotografar o evento, devo ir vestido de acordo? Como proceder? 
É conveniente vestir um traje social simples. Mas você precisa ser um fotógrafo cadastrado pela organização e liberar ao menos uma parte das fotos ao grupo.
Para se cadastrar, basta enviar um e-mail para  picnicvitorianosp@gmail.com.


11- Quero participar de alguma atividade do evento (sarau, musica, teatro) como devo proceder?
Envie um e-mail para picnicvitorianosp@gmail.com com seu nome, email e telefone, descrevendo como pretende participar. 


12- Quero participar do evento, mas não tenho roupas e não entendo muito de moda histórica. O que fazer?
 Contate picnicvitorianosp@gmail.com e lhe daremos referências.
Também pode acessar a página
Historia da Moda na barra superior desse Blog.
  
NOSSOS LINKS:



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...